quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Bolo de Rosas





Ingredientes para a Massa:

- 550g de Farinha
- 1 Saqueta de Fermipan
- 2,5dl de Leite
- 125g de Manteiga
- 2 Ovos
- 1 Pitada de Sal

Ingredientes para o Recheio:

- 125g de Manteiga
- 125g de Açúcar
- 125g de Amêndoas trituradas
- Canela em pó (opcional)

Ingredientes para a Calda:

- 390g de Água
- 180g de Açúcar
- 1 Vagem de Baunilha

Preparação:

Dissolve-se o fermento e o sal no leite morno. Amassa-se a farinha com a manteiga derretida, adicionando o leite aos poucos e amassando até estar tudo bem ligado, altura em que se acrescentam os ovos, um de cada vez. Deixa-se levedar até a massa duplicar de volume(+-1h).
Unta-se uma forma de mola e forra-se com papel vegetal.
Depois da massa levedada estende-se em bancada enfarinhada e estica-se com a ajuda do rolo da massa dando uma forma rectangular á mesma, pincela-se o rectângulo com a manteiga derretida em seguida espalha-se por cima a amêndoa triturada, a canela (opcional)e o açúcar. Depois de recheada enrola-se a massa (enrolar sobre o lado menor obtendo assim um comprimento de rolo maior) como se de uma torta se tratasse.
Com uma faca afiada aparam-se as pontas e divide-se em 9 fatias iguais, uma para o centro e as 8 restantes para dispôr em redor da primeira fazendo o efeito de flôr, deixando um espaço livre entre cada fatia. Deixa-se levedar até as rosas preencherem o espaço todo e se comprimirem entre si. Leva-se ao forno a 180º por +-30 minutos ou, se dúvidas houver recorrer ao infalível teste do palito. Enquanto o bolo está no forno prepara-se a calda. Misturam-se todos os ingredientes e levam-se a lume brando mexendo até engrossar e ganhar ponto de calda. Depois de cozido desenforma-se, coloca-se num prato e rega-se com a calda ainda quente.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://babalogias.blogspot.pt/

Printfriendly