terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Como preparar um bom churrasco





Como preparar um bom churrasco


1- Compre a carne fresca no talho, evitando a carne congelada que perde o sabor. Opte por escolher carne de cor viva. Se a carne tiver uma tonalidade escura é sinal que não é fresca.

2- Tipos de carne: Vitela: opte pela alcatra e pela picanha, são peças indicada para churrasco. Porco: A entremeada, as costeletas, o entrecosto e as febras, são os mais indicados. Frango: Pernas e asas. Enchidos: Salsicha fresca, linguiça, alheira.

3- Temperar: A carne de vitela deve ser temperada 5 minutos antes de grelhar. Se temperar a carne com muito tempo de antecedência, o sal vai seca-la, retirando-lhe os sucos. Por isso 5 minutos antes de colocar a carne na grelha, tempere-a com sal grosso. Na hora de grelhar, com a mão retire o excesso de sal. A carne de porco deve ser temperada com alho esmagado e sal grosso, pelo menos duas horas antes de grelhar. A entremeada pode ser grelhada só com sal, dependendo do gosto. A carne de frango deve ser temperada duas a três horas antes com alho, sal, malagueta esmagada e sumo de limão.



4- Preparar o lume: A churrasqueira deve estar bem limpa. O carvão utilizado deve ser vegetal e de boa qualidade para não transmitir maus odores à carne.
Escove bem a grelha com uma escova própria para o efeito.
Acenda o lume de referencia com uma acendalha biológica e deixe arder bem o carvão.
Coloque uma camadinha de cinza (que retirou da churrasqueira quando a limpou) sobre as brasas. este procedimento vai evitar que os sucos e a gordura da carne se incendeiem e vai diminuir um pouco a intensidade do calor, permitindo um resultado perfeito.

5- Coloque a carne na grelha. Deve começar pela carne de frango que é a mais difícil de grelhar, depois a carne de porco, os enchidos e finalmente a vitela.

6- Servir: Quando começa a grelhar a carne, já deve ter a mesa posta e as bebidas bem frescas no frigorífico. Logo que retirar a carne da grelha, ela deve ser consumida de imediato, acompanhada por salada, batatas, e molhos a gosto!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly