terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Tarte de brigadeiro








Para a Base: 300 g de bolachas de chocolate com pepitas de chocolate
50 g de margarina
2 a 3 colheres de licor de laranja (usei vinho do Porto)

Para o Recheio:
3 folhas de gelatina
Água
1 lata de leite condensado
30 g de cacau em pó
40 g de margarina
2 ovos

Para o Nougat de Amêndoa:70 g de açúcar
25 g de margarina
70 g de amêndoa grosseiramente picada

Triturar as bolachas no robô de cozinha e juntar a margarina aos cubos e o licor. Voltar a triturar. Deitar o preparado numa forma de tarte (se for para desenformar aconselho uma forma de fundo amovível, pois a base fica bastante compacta) e espalhar com a palma das mãos até distribuir as bolachas uniformemente pelo fundo e pelos lados.

Colocar a gelatina de molho em água fria. Deitar o leite condensado num tacho, juntar o cacau em pó e a margarina em cubos. Ir mexendo sempre com uma vara de arames, até o creme estar uniforme e fazer uma estrada no fundo.
Partir os ovos, separando as gemas das claras. Retirar o creme do lume e mexer um a um, para não talhar, com a vara de arames. Adicionar a gelatina (dissolvi no micro-ondas durante 1 minuto) e mexer bem. Bater as claras em castelo e adicionar ao creme.
Colocar o creme na base da tarde e levar ao frigorífico (como eu tinha pressa, coloquei 2 horas no congelador e ficou com uma consistência óptima).

Deitar o açúcar e a margarina numa frigideira antiaderente e deixar caramelizar. Juntar as amêndoas e mexer. Espalhar este preparado sobre uma folha de papel vegetal. Deixar arrefecer.
Colocar a placa de nougat em pedaços e voltar a picar no robô de cozinha, espalhar sobre a tarte que deve ser servida bem fria.
 Fonte original todos os direitos reservados a: http://threefatladies.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly