quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Malassadas (doce de Carnaval)



Doce de Carnaval tipico da ilha de São Jorge



Ingredientes


500g de farinha para usos culinários (tipo65)
4 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de fermento (fernipam)
3 colheres de sopa de manteiga
250ml de leite
Aguardente q.b. (usou 1 colher de sopa)
Raspa de limão q. b
Açúcar e canela em pó q.b.
Óleo para fritar q.b.


Preparação


Modo tradicional

Desfaz-se o fermento num pouco do leite morno, junta-se um pouco de farinha e deixa-se levedar.
Entretanto batem-se os ovos com a vara de arames. Reserve.
Coloca-se a farinha numa tigela grande, abre-se um buraco no meio, coloca-se o fermento já levedado e vai-se misturando com a farinha e o açúcar, junta-se o resto do leite aos poucos, a manteiga à temperatura ambiente, os ovos batidos, a aguardente e a raspa do limão. Amassa-se tudo muito bem com as mãos e durante um bom bocado até a massa ficar com uma consistência lisa e não pegar aos dedos. Cobre-se com um pano e deixa-se levedar em lugar quente por algumas horas, até obter o dobro do volume.


Numa frigideira aqueça o óleo. Retire pedaços de massa do tamanho de um ovo, e usando as duas mãos abra a massa do meio para os lados, de maneira que fique mais fina no meio e grossa nos bordos. Coloque no óleo bem quente e deixe fritar, até ficarem douradas. Cuidado para que não queimem, se achar que o óleo está demasiado quente, reduza a temperatura. Depois de fritas, retiram-se do lume, deixam-se escorrer em papel absorvente e passam-se por açúcar misturado com canela em pó.


Versão MPF


Na cuba da máquina coloque a farinha, o açúcar, a manteiga derretida, a aguardente e o leite, e por fim o fermento. Programe de acordo com a sua máquina, o programa equivalente a "massas" e quando ouvir o sinal sonoro, acrescente a raspa do limão. Este programa deve demorar mais ou menos 01:30, e após esse tempo, a massa deve ter levedado. No entanto convém deixá-la ficar mais algumas horas, tapada com um pano num lugar aquecido, para que duplique o volume, como no método antigo.
Depois é seguir a receita tradicional.
Espero que gostem!!!!



Fonte original todos os direitos reservados a: http://saboresdahorta.blogspot.pt


Printfriendly