sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Torta de cenoura (ou abóbora)

Ingredientes:
500 grs de polme de cenoura
500 grs de açúcar
4 ovos
1 laranja
4 colheres(sopa) de farinha
1 colher(chá) de fermento
Preparação:
Descascam-se cenouras até completarem1kg e levam-se a cozer, quando cozidas passam-se com a varinha e pesa-se 500grs, junta-se o açúcar e bate-se ligeiramente, de seguida as gemas, o sumo e a raspa da laranja, a farinha e o fermento e bate-se até obter uma massa homogénea, depois no fim junta-se delicadamente as claras batidas em castelo.
Unta-se um tabuleiro muito bem com manteiga e põe-se papel vegetal que tem de ficar completamente colado ao tabuleiro, torna-se a untar o papel vegetal, introduz-se o preparado na forma e leva-se a cozer em forno médio. Antes de retirar verificar com um palito se está cozido. (De notar que o palito não vai sair totalmente seco).
À parte estende-se um pano polvilhado com açúcar na qual se deita a torta saída do forno, descola-se o papel vegetal e enrola-se com a ajuda do pano, deixa-se arrefecer ligeiramente e passa-se para o prato. 
A cenoura pode ser substituída por igual quantidade de abóbora cozida  e ralada (cerca de 1,300 kg  crua) e diminui-se então a quantidade de açúcar para 300grs e substitui-se a raspa de laranja por 2 colheres (sopa) de sumo de limão. Pode-se rechear com canela e açúcar.
Fonte original todos os Direitos Reservados a :http://aromadecaf.blogspot.pt/

Printfriendly