terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Bife com molho de coco e arroz de açafrão




Ingredientes:

2 bifes da vazia (não muito finos)
sal
pimenta
azeite qb
2 alhos

arroz:
200gr de arroz
100gr de sultanas boa qualidade
1 cebola
2 dentes de alho

molho as quantidades estão mais ou menos, fiz de improviso:
100ml de leite de coco
20gr de manteiga
20gr de farinha
1 cl de café
sal
pimenta


 Preparação:
  1. Refogue a cebola com 2 os alhos 1 colher de café de açafrão ou mais se gostar do sabor intenso (lembre-se que as especiarias têm de ser fritas ou refogadas para libertar mais aroma)
  2. Adicione o arroz e envolva bem, deixe refogar um pouco também, adicione o dobro da quantidade de água já quente e tempere com sal. Deixe cozer em lume médio o tempo indicado na embalagem cerca de 5 antes de terminar a cozedura junte as sultanas, envolva com um garfo e deixe cozinhar o tempo que falta. Na Bimby faça a receita do arroz árabe e pode juntar igualmente os pinhões.
  3. Leve ao lume um frigideira antiaderente aqueça um pouco de azeite com 2 alhos esmagados mas com casca, quando estes começarem a ganhar cor verta para um recipiente e reserve. 
  4. Na mesma frigideira derreta a manteiga com a farinha e açafrão, quando estiver bem dissolvido acrescente o leite de coco, tempere com sal, pimenta e os alhos que fritou anteriormente, mas retire a casca. Cozinhe até engrossar mexendo sempre, triture o molho e reserve. Pode juntar ananás em calda para um molho mais ácido, só não juntei porque não tinha em casa, mas agrada-me a combinação dos sabores.
  5. Aqueça um grelhador de fogão e pincele com o azeite de fritar os alhos, quando estiver bem quente coloque  os bifes  e pincele-os também com azeite. Tenha em conta os pontos de cozedura, mas na minha modesta opinião nunca se deve deixar passar demasiado a carne de vaca em, pois fica dura.
  6. Depois de grelhados no ponto desejado retire os bifes e tempere com sal e pimenta, deixe repousar uns minutos antes de servir.
  7. Regue a carne com o molho e acompanhe com o arroz e uma salada de folhas verdes.
Bom Apetite!
 
 
Fonte original todos os direitos reservados a: http://coisasminhasedacozinha.blogspot.pt

Printfriendly