terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Pescada à marinheiro



Ingredientes:

4 postas de pescada médias
1 cebola grande
1 dente de alho
1 tomate maduro médio
1 punhado de ameijoa vietnamita (por cá é o que se pode arranjar!)
2 a 3 punhados de miolo de camarão
4 a 6 camarões cozidos
1 emb. de natas
Ketchup, puré e salsa q.b.

Logo pela manhã temperei a pescada (era uma pescada inteira fresquíssima que tinha comprado de véspera, num peixeiro que passou cá na aldeia, tinha uma textura muito macia....) com sal pimenta, a minha mistura de têmperos habitual (encontra-se à venda em qualquer hipermercado) e um pouco (mesmo pouco) de leite.
Deixei a marinar cerca 2 horas.
Comecei por fazer o puré com cerca de 600 a 700 de batatas que corto aos cubinhos (para cozerem mais depressa ) e pus a cozer em água temperada com sal.
Entretanto refoguei a cebola préviamente cortada em meias luas e o alho em 0,5dl de azeite até ficar transparente. Juntei o miolo de camarão e deixei refogar um pouco. Juntei o tomate cortado aos cubinhos, temperei com sal e deixei mais um pouco. Refresquei com umas gotas de vinho branco...
Alguns minutos depois juntei as natas e deixei engrossar um pouco o molho. Juntei as ameijoas. Mas o molho não tinha a cor que eu pretendia....Estava mais parecido com molho béchamel do que outra coisa, então lembrei-me do ketchup....Fui ao frigorífico e encontrei um pacotinho daqueles do Mac Donald´s e pumba lá para dentro!!! Aí sim, ficou com o tom rosadinho que eu tanto queria! Deixei envolver o ketchup e apaguei o fogão.
Escorri as postas de pescada, passei-as por farinha e levei-as a fritar em óleo quente até ficarem coradinhas.
Absorvi o excesso de gordura com papel absorvente e deixei arrefecer um pouco.
Voltei às minhas batatas que entretanto tinham cozido. Escorri-as. No mesmo tacho enquanto estavam fumegantes, juntei cerca de 50 gr de manteiga (se magra, tanto melhor) e tapei 5 min. Deitei cerca de 4 a 5 dl de leite gordo. (atenção, é preferível  ser adicionado aos poucos, até o puré estar na consistência desejada, senão corre-se o risco dele ficar muito águado.) Passei -lhe a varinha com um acessório próprio para puré, tipo passevite mini e misturei tudo bem misturadinho.
Depois de tudo pronto, numa assadeira, coloquei em toda à volta montinhos de puré feitos com uma colher. Em cada montinho, coloquei um pouquinho de maionese. No centro coloquei as postas de pescada, e reguei com alumas colheres do molho rosado e reservei o resto. Decorei com os camarões, salpiquei com salsa picada e levei ao forno a gratinar.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://potedereceitinhas.blogspot.pt/2011/05/pescada-marinheiro.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly